segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Assim não, Luca...

A F1 precisa de mais testes durante o ano. Fato.
A categoria precisa deixar de depender tanto da aerodinâmica. Também concordo.
Poderia haver um terceiro carro por equipe, que seria assim bem mais veloz que os carros do fim do grid, que chegam a ser 2s ou 3s mais lentos que os ponteiros. Ok, é uma opção interessante.

O que eu discordo brutalmente é a forma como Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari faz para impor as suas reclamações. Ameaçando tirar a equipe de campo, caso não sejam acatadas as mudanças.

Uma equipe dessa estirpe não pode se dar ao luxo de parecer um menino mimado. Não é a primeira vez nos últimos anos que eles aparecem com essa conversa. E, desta vez, o tom ficou um tanto mais feio e convencido: Não há F1 sem a Ferrari, bradou Luca. Absurdo! Claro que, caso a equipe resolva mesmo se retirar, pela primeira vez desde o surgimento da categoria, no longínquo 1950, faria muita falta, pois é a mais tradicional e a que mais atrai fãs mundo afora, os tiffosi, fanáticos torcedores do Cavallino Rampanti, mas dizer que a categoria praticamente deixaria de existir, ou que não haveria mais emoção alguma no certame, é um tremendo exagero.

Por outro lado, a Ferrari também amargaria deixar de ganhar milhões de dólares em publicidade, perderia um laboratório de desenvolvimento e pesquisa imenso - as pistas - e sairia com a imagem bastante arranhada. Duvido que aconteça um dia, por isso mesmo é que fica ainda mais feio esse tipo de ameaça. Será então que McLaren, Red Bull e Renault, por exemplo, não dariam conta do recado? Mais tarde, uma nota divulgada no site da Ferrari negava que a escuderia pudesse abandonar a competição, como se as palavras do presidente tivessem sido mal interpretadas.

O que dá para entender, é que a falta de testes durante a temporada e a dependência quase que total em relação à aerodinâmica, pode fazer com que a Red Bull domine também a temporada 2012 da categoria e aí então seria o quinto ano consecutivo sem um título da Ferrari. Alerta vermelho... Não há muito o que fazer a não ser esperarmos, enquanto os engenheiros de Maranello trabalham no bólido da próxima temporada a todo vapor há meses.

Também aproveitaram e deixaram bem claro que Felipe Massa tem contrato até o final de 2012 e que vai cumpri-lo até o fim, afastando rumores de que o piloto brasileiro não permaneceria na equipe no próximo ano.

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