Esta é a primeira participação aqui no blog! O amigo Andratto, do RJ, divide comigo a admiração pela marca Honda e fez um ótimo trabalho, uma pesquisa histórica como ele mesmo define - um breve resumo dos carros fabricados pela Honda durante a sua primeira investida na Fórmula 1, ainda na década de 60. Espero que gostem...
Eu já vinha mesmo há tempos querendo fazer um levantamento de fotos, vídeos, carros e textos históricos da F1 e acho que começamos então com o pé direito! Obrigado, Andratto! Segue o trabalho:
1964 - RA271
Apenas 4 anos depois de fabricar seu primeiro automóvel, a Honda estreava no mundial de Fórmula 01 com o RA271 no GP da Alemanha. Construído entre 62 e 64, o RA271 não chegou a ser um estreante vencedor, mas ao lado das Ferrari e dos BRM, foi um dos três carros daquele ano a ter motor e chassis integralmente desenvolvidos pelo time.
O DOHC V12 de 1500cc era disposto transversalmente e surpreendia pelas 12.000RPM e pela alta potência (220), experiência adquirida pela Honda nos campeonatos de motociclismo.
Sua estrutura era de monocoque com sub-frame tubular, usava pneus aro 13 e contava com um câmbio de seis velocidades para acelerar seus 525kg. Outra curiosidade era o sistema de escape, que tinha apenas quatro saídas, uma para cada três cilindros.
Para o GP da Itália de 65, a Honda substituiria os doze carburadores Keihin por um sistema de injeção de combustível, aproveitando as pistas de alta velocidade para demonstrar o verdadeiro potencial de seu primeiro F1.
1965 - RA272
A segunda geração da série, o RA272, deu à Honda a sua primeira vitória na Fórmula 1 já no seu segundo ano de participação. O podium, todavia, veio apenas na última corrida do calendário, o Grande Prêmio do México, pelas mãos do piloto americano Richie Ginther.
1966 - RA273
Apesar do belo motor V12 3.0 de 360HP desenvolvido pela Honda à partir do novo regulamento, o RA273 tinha o chassis pesado e mal desenhado. Com um peso total que variou de 740 a 650kg, não conseguiu chegar à vitória.
O Honda de John Surtees:
1967 - RA300
Utilizando um chassis desenvolvido pela Lola (UK), o RA300 venceu logo na sua corrida de estréia. O Hondola, como foi apelidado pela imprensa especializada, venceu o Grande Prêmio da Itália conduzido pelo britânico John Surtees.
1968 - RA301 e RA302
Com um desempenho comparativo muito inferior ao modelos anteriores o RA301 chegou ao podium apenas duas vezes naquele ano e foi substituído na metade da temporada pelo RA302. Este foi o último modelo da série e sua estréia no Grande Prêmio da França durou apenas duas voltas, quando um acidente tirou a vida do piloto Francês Jo Schlesser. Por causa do grave acidente, John Surtees recusou-se a dirigir o carro no Grande Prêmio da Itália, levando a Honda a abandonar as pistas.
RA301
RA302
E pra fechar segue um vídeo da primeira vitória do RA272:
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