quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Saída da Toyota, ninguém quer substituir a Bridgestone. Qual a cara da F1 2010?

O anúncio oficial seria no próximo Domingo(8), mas o diretor da Toyota no final desta tarde no Japão, fez o comunicado oficial, de que chegou ao fim a participação da equipe no mundial de F1.

O motivo anunciado foi a crise financeira, posto que, ainda era interessante para a montadora manter um time no grid, mas face à continuação da crise, a montadora precisa concentrar seus esforços na fabricação e venda de automóveis, embora continue apoiando o automobilismo em outras categorias, principalmente as de mais fácil acesso. A montadora comunicou à imprensa que, pela primeira vez na história teve prejuízos nas vendas de carros, e que, certamente, o fato se repetirá no próximo ano.

Já era esperado. Com investimentos exorbitantes e parcos resultados, a equipe que chegou em 2002 jamais galgou o lugar mais alto do pódio nas 139 etapas que disputou. Contou com pilotos de menor expressão, se comparados ao time de primeiro escalão, como Räikkonen, Massa, Alonso e Lewis Hamilton.

A empresa disse que colaborará no que for possível com os agora desempregados funcionários do time.

E em relação ao fornecimento de pneus, embora ainda seja cedo, nem Pirelli, nem Goodyear, nem Michellin demonstraram interesse em estar na categoria em 2011.

Parece abrir-se uma opção para que o espólio da equipe BMW finalmente encontre um lugar no grid para o próximo ano, já que a equipe Williams estava vetando veementemente a inclusão de um 14o. time participante. E não estamos tão longe assim da próxima largada em 14 de Março, na Austrália. Vamos ver, aos poucos, qual será a cara da F1 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário