quinta-feira, 15 de abril de 2010

Chinese Democracy - GP da China promete.




Quem quiser acompanhar ao vivo a quarta etapa do campeonato mundial da F1, a ser disputado neste final de semana, terá novamente que acordar às quatro da manhã no domingo, o que acredito não ser um empecilho para os que acompanham a F1 à risca. A classificação, no entanto, se dará às três da matina, horário de Brasília, no sábado.

O GP da China será disputado no circuito de Xangai, que tem capacidade para 200 mil pessoas e recebe o circo desde o ano de 2004, quando Barrichello venceu sua última corrida pela Ferrari. Possui chances reais de ultrapassagens em uma das maiores retas de todos os circuitos, com quase 1,2 km de extensão, onde se ultrapassa os 320 km/h e se reduz para 70 km/h. Serão 56 voltas no circuito de 5.451metros, totalizando 305 km de distância percorridos. As arquibancadas são realmente impressionantes para Kobayashi, já Jenson Button destaca ser uma prova para os carros equilibrados. O inglês esteve recentemente no centro de tecnologia de sua equipe, no intuito de estabelecer novos parâmetros de equilíbrio de seu carro.

Felipe Massa está temeroso quanto ao desempenho da eterna rival McLaren na reta, mas a Ferrari, bem como a Sauber testam nesta sexta-feira de treinos livres um sistema de dutos equivalente ao da rival. O componente garante uma melhora aerodinâmica capaz de aumentar a velocidade dos carros em retas. Se vai ou não ser utilizado no Domingo, é algo que ainda será decidido.

Ano passado, a vitória ficou com Sebastian Vettel, debaixo de chuva, com Mark Webber completando a dobradinha da Red Bull. No terceiro posto, Jenson Button, então na Brawn GP. Este ano, a Red Bull está sendo temida novamente. Alonso considera a equipe do touro vermelho ainda com uma pequena vantagem, mas está confiante. E o espanhol também tratou de defender Michael Schumacher, que já está sendo criticado pelo fraco desempenho apresentado até agora, dizendo que o alemão ainda é o mesmo de sempre e é considerado forte candidato ao título. Schummi e seu irmão Ralf concordaram imediatamente com o asturiano da Ferrari.

A temperatura amena já preocupa os engenheiros da Renault, em relação ao rendimento dos pneus duros.

David Coulthard será o piloto reserva da Red Bull para este final de semana. O escocês, que encerrou a carreira na F1 em 2008, mantém o cargo de consultor da equipe austríaca, além de trabalhar como comentarista da emissora britânica BBC. Recentemente, o veterano assinou contrato com a Mercedes para disputar a temporada 2010 do DTM.

Bruno Senna estará de motor e tanque de combustível novos, mas já avisou que as mudanças são poucas e não deverão trazer novidades no desempenho do carro. O brasileiro nunca correu na China e disse reconhecer as dificuldades da primeira curva do circuito. E nos bastidores, Flavio Briatore e Pat Symonds, banidos para sempre da categoria devido ao escândalo da batida proposital de Nelsinho Piquet em 2008, receberam da entidade a retirada do recurso contra a decisão de um tribunal francês, que reverteu o banimento do automobilismo que os dois haviam sofrido. Assim, os dois ex-funcionários da Renault poderão voltar à F1 a partir de 2013, por terem se mostrado arrependidos do ocorrido.

Aos que estiverem à frente da telinha na madrugada, é bom observar:

A liderança do campeonato continuará nas mãos da Ferrari? Com Felipe Massa ou Fernando Alonso?
Jenson Button será o primeiro a trocar pneus? Alonso será o último? Quais as vantagens e desvantagens dessas estratégias?
A corrida contará com a chuva? Hispania, Virgin e Lotus completarão a prova? A Sauber finalmente pontuará? Kubica continuará disputando posição com o pelotão da frente?

Outra questão interessante é que durante estes seis anos de provas em Xangai, houve seis vencedores diferentes, três deles pilotando pela Ferrari e a chuva apareceu, também, em três anos de disputas. Os favoritos? McLaren e Red Bull, sem se esquecer que a Ferrari pode, sem dúvida, surpreender. Caso a Red Bull consiga uma dobradinha, estará liderando o campeonato da F1 pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário