quinta-feira, 8 de abril de 2010

Motores - Alerta vermelho em Maranello?

Fernando Alonso já tratou de amenizar os problemas nos motores que a Ferrari teve este final de semana, na Malásia.

A saber: não foi apenas a Ferrari de Alonso que teve problemas. As duas Sauber, que também contam com motores fornecidos pela montadora italiana, também tiveram problemas - Pedro de La Rosa, sequer largou - e o próprio Alonso, na volta de apresentação teve problemas de embreagem, que dificultou todas as trocas de marcha e transformou a corrida na ´mais difícil´ da carreira do espanhol, como ele mesmo diria ao final da prova.

Os problemas da Sauber foram eletrônicos (e quem fornece a parte de gerenciamento eletrônico de todos os motores na F1 atual é a McLaren...) e não têm, portanto, nada a ver com o problema enfrentado no meu motor, que estourou por conta do problema na embreagem, continuou o espanhol.

Tá ok. Acontece que, ele e Felipe Massa já trocaram seus propulsores na etapa de estréia, no Bahrein, e portanto, o espanhol já está no seu 4o. propulsor, o que poderá trazer maiores dores de cabeça mais para frente. Os pilotos podem usar até 8 motores ao longo da temporada. A partir do nono propulsor, eles perdem 10 posições no grid de largada, o que comprometeria, em tese, a disputa pelo título na etapa final do campeonato.

A Red Bull também enfrentou problemas de confiabilidade no início do campeonato, o que acaba sendo um alívio para os tifosi, pois senão, certamente os ´touros energéticos´ estariam bem na ponta do campeonato. Parecem ser seguramente os carros mais rápidos do grid. A McLaren também parece que ´está chegando´ e a Mercedes não está para brincadeira. A montadora alemã e Michael Schumacher não podem ser ignorados em momento algum. Outras que estão surpreendendo são a Renault, na quinta posição e a Force India, muito mais que uma simples promessa.

A próxima etapa a ser disputada em Xangai, China, dia 18 deste mês será interessante para analisarmos a resistência dos carros e como ficará a tabela do campeonato - se a Red Bull continuar tão forte, poderá sair de lá com a liderança dos pilotos, pelo menos.

2 comentários:

  1. Bom texto cara, parabéns. Me corrija se eu estiver errado, mas o Alonso está indo para o terceiro propulsor, usou o que foi trocado no Bahrein e outro nas três corridas. E o motor que foi trocado no Bahrein ainda pode ser usado. Abraço

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  2. Boa, Renan! Seja bem vindo.

    Realmente, segundo o próprio Alonso comentou em uma entrevista:

    "Um está quebrado, outro [o que foi trocado no Bahrein] eu posso utilizar em treinos livres e o terceiro [da Austrália] eu posso usar em mais corridas".

    "Não estou particularmente preocupado. A equipe me disse que a falha da Malásia foi isolada. E eu não tive problemas do tipo na pré-temporada", declarou, confiante.

    Mas, sei lá... Foram problemas demais, já, viu? Na primeira etapa, trocaram os dois motores, por conta de problemas de refrigeração, agora; esse negócio de embreagem e quebra mecânica... Preocupa.

    O mais importante é ver agora como é que os motores vão se comportar na China, mas lá, parece que a temperatura é bem mais anema, o próprio Kubica falou em algo perto de 17º, o que não deve gerar maiores problemas.

    []´s.

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